back to top

Os 10 melhores softwares de servidor de mídia Linux

Disseram a você que o Linux é só para programadores? Isso é muito errado! Ele também tem inúmeras ferramentas excelentes para artistas digitais, escritores e músicos.

Você também terá acesso a muitos aplicativos essenciais no Linux, caso queira usá-lo como seu driver diário para o trabalho.

Eu cubro várias dessas ferramentas aqui. Desta vez, será um pouco diferente. Em vez de falar sobre criar novos conteúdos digitais, vamos falar sobre consumi-los.

Você provavelmente já ouviu falar de servidores de mídia? Basicamente, este software permite que você visualize sua mídia local ou na nuvem (música, vídeos, etc.) por meio de uma interface intuitiva – às vezes envolvendo gadgets dedicados. Você pode até usar um servidor de mídia para transmitir seu conteúdo para outros dispositivos em sua rede. Mais ou menos como seu Netflix pessoal.

Na verdade, configurar um servidor de mídia é um dos projetos DIY mais comuns do Raspberry Pi.

Neste artigo, falarei sobre o melhor software disponível para Linux que você pode usar como um reprodutor de mídia ou servidor de mídia – de acordo com suas necessidades.

Alguns desses aplicativos também podem ser usados ​​com o Chromecast do Google e o Firestick da Amazon. ✋

Aviso de não-FOSS! Alguns dos aplicativos mencionados aqui não são de código aberto. Eles foram incluídos no contexto do uso do Linux.

Melhor software de servidor de mídia para Linux

O software de servidor de mídia Linux mencionado não está em nenhuma ordem específica de classificação.

Tentei fornecer instruções de instalação para distribuições baseadas em Ubuntu e Debian. Não é possível listar as etapas de instalação para todas as distribuições Linux para todos os servidores de mídia mencionados aqui. Por favor, não se ofenda com isso.

Nota: Temos a tendência de destacar alguns reprodutores de mídia junto com a lista de softwares de servidores de mídia .

1. Kodi

Servidor de mídia Kodi para linux

O Kodi é um dos melhores reprodutores de mídia que funciona perfeitamente como uma combinação com um software de servidor de mídia.

É um software completamente gratuito e de código aberto. Uma comunidade ativa para discussões e suporte também existe. A interface de usuário do Kodi é linda. Não tive a chance de usá-lo em seus primeiros dias – mas em versões mais recentes, fiquei surpreso ao ver uma IU tão boa para um aplicativo Linux.

Ele tem ótimo suporte de reprodução, então você pode adicionar conteúdo de qualquer serviço de mídia de terceiros compatível ou adicionar manualmente arquivos de vídeo extraídos para assistir.

Como instalar o Kodi

Digite os seguintes comandos no terminal para instalar a versão mais recente do Kodi no Ubuntu a partir do seu PPA oficial.

sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc/ppa 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install kodi

Também pode ser instalado via Flatpak/Flathub que já vem pré configurado e com alguns addons instalados.

flatpak install -y kodi

Para saber mais sobre como instalar uma versão de desenvolvimento ou atualizar o Kodi, consulte o guia de instalação oficial.

2. Plex

Servidor de mídia Plex

Plex é outro media player impressionante que pode ser usado como software de servidor de mídia. É uma ótima alternativa ao Kodi e é usado principalmente para criar uma coleção de mídia offline que pode ser sincronizada e assistida em vários dispositivos.

Ao contrário do Kodi, o Plex não é de código aberto . Ele oferece uma conta gratuita para seus usuários. Mas também oferece planos de preços premium que permitem que você desbloqueie mais recursos e tenha maior controle sobre sua mídia, além de poder obter insights detalhados sobre quem está usando o Plex e para que o está usando.

Se você é um audiófilo, vai adorar como o Plex se integra ao serviço de streaming de música TIDAL. Você também pode configurar a TV ao vivo adicionando-a ao seu sintonizador.

Como instalar o Plex

Você pode instalar facilmente o Plex no Ubuntu simplesmente baixando o arquivo .deb disponível na página oficial deles e instalando-o diretamente (ou usando o GDebi ). Eles também têm seu player de desktop disponível no Linux como um Snap.

3. Jellyfin

Jellyfin

Um software de servidor de mídia de código aberto com vários recursos. Jellyfin é, na verdade, um fork do servidor de mídia Emby. Pode ser um dos melhores que existem, disponível ‘de graça’.

Ele suporta várias distribuições Linux, Windows e macOS e oferece um pacote portátil.

Como instalar o Jellyfin

O Jellyfin fornece documentação detalhada sobre como instalá-lo a partir dos pacotes binários e imagens disponíveis para Linux, Docker e muito mais.

Você também achará fácil instalá-lo a partir do repositório deles via linha de comando para distribuições baseadas em Debian. Confira o guia de instalação deles para mais informações.

4. LibreELEC

LibreELEC é um media player interessante baseado em Kodi. Ele também inclui vários recursos para pareá-lo com um software de servidor de mídia como Emby ou Plex.

Claro, sendo baseado no Kodi, ele também tem suporte a DRM, para que você possa reproduzir conteúdos protegidos.

O LibreELEC também tem builds especiais para computadores de placa única como o Raspberry Pi . Você pode instalar esse sistema operacional especial no seu Raspberry Pi e ter um dispositivo de media center pronto em minutos.

Como instalar o LibreELEC

Você pode baixar o instalador do site oficial deles. Para instruções detalhadas sobre como usá-lo, consulte o guia de instalação.

5. Emby

Emby é um servidor de mídia proprietário popular que suporta FreeBSD, Linux, macOS e Windows.

Você pode começar de graça, mas para desbloquear todos os recursos, incluindo suporte total para Android, PS4, Xbox One, você precisa comprar licenças para todos os seus dispositivos. Há também inúmeras funcionalidades como backup/restauração e sincronização de pastas que você obtém com uma assinatura Emby Premiere.

Como instalar o Emby

Você pode encontrar pacotes deb para várias arquiteturas para sistemas Ubuntu Linux. Ele também está disponível nos repositórios do Arch Linux, e você pode encontrar instruções para Fedora, CentOS, Debian e mais na página oficial de download.

6. Gerbera

Esta implementação simples permite que um servidor de mídia faça streaming usando sua rede local. Ele suporta transcodificação, permitindo que ele converta mídia para o formato que seu dispositivo suporta.

Se você tem acompanhado as diferentes opções de servidores de mídia por muito tempo, então você pode reconhecer isso como uma versão renomeada (e melhorada) do MediaTomb. Embora não seja uma escolha popular entre usuários Linux, ele ainda pode ser usado quando outros falham ou se você preferir um servidor de mídia simples e básico.

Como instalar Gerbera

Digite o seguinte comando no terminal para instalá-lo em qualquer distribuição baseada no Ubuntu:

curl -fsSL https://gerbera.jfrog.io/artifactory/api/gpg/key/public | sudo apt-key add – sudo apt-add-repository https://gerbera.jfrog.io/artifactory/debian

Para outras distribuições Linux, consulte a documentação.

7. OSMC (Centro de Mídia de Código Aberto)

Este é um media player de aparência elegante, originalmente baseado no media center Kodi. Fiquei bastante impressionado com a interface do usuário. É simples e robusto, e é uma solução gratuita e de código aberto. Em poucas palavras, ele tem todos os recursos essenciais que você esperaria de um servidor de mídia.

Você também pode optar por comprar o dispositivo principal da OSMC, o Vero 4K+. Ele reproduzirá praticamente qualquer coisa até os padrões 4K com áudio HD. Além disso, a OSMC oferece suporte a compilações do Raspberry Pi e à Apple TV de 1ª geração.

Como instalar o OSMC

Se o seu dispositivo for compatível, você pode simplesmente selecionar seu sistema operacional, baixar o instalador do dispositivo na página oficial de download e criar uma imagem inicializável para instalar.

8. Servidor de mídia universal

Mais uma adição simples a esta lista. O Universal Media Server não oferece nenhum recurso sofisticado, mas apenas ajuda você a transcodificar/transmitir vídeo e áudio sem precisar de muitas configurações.

Ele suporta Xbox 360, PS3 e praticamente qualquer outro dispositivo compatível com DLNA.

Como instalar o Universal Media Center

Você pode encontrar todos os pacotes listados no FossHub, mas você deve verificar o fórum oficial para saber mais sobre como instalar o pacote que você baixou.

9. Servidor de mídia Red5

Um servidor de mídia gratuito e de código aberto, feito sob medida para uso empresarial. Você pode usá-lo para soluções de transmissão ao vivo, seja para entretenimento ou apenas videoconferência.

Eles também oferecem opções de licenciamento pago para celulares e alta escalabilidade.

Como instalar o Red5

Embora não seja o método de instalação mais rápido, siga o guia de instalação no GitHub para começar a usar o servidor sem precisar fazer ajustes.

10. Serviço

Serviio é um interessante servidor de mídia gratuito. Note que não é uma solução de código aberto, mas suporta Linux.

Ele oferece todos os recursos essenciais e fornece uma edição profissional separada para acessar mais opções com o servidor de mídia.

O aplicativo Android é restrito a usuários profissionais. Mas você pode facilmente transmitir conteúdo local/online com suporte a transcodificação gratuitamente.

Como instalar o Serviio

Um pacote tar está disponível para Linux. Ele também recomenda que usuários Linux instalem o FFmpeg como pré-requisito. Então, é melhor seguir as instruções oficiais no guia fornecido online.

Encerrando

Cada programa de servidor de mídia listado aqui tem suas vantagens: você deve escolher alguns e ver qual atende às suas necessidades.

Esqueci de alguma de suas ferramentas favoritas de servidor de mídia? Por favor, deixe-me saber sobre ela nos comentários abaixo!

Leia Também

Como ativar a diretiva Nginx Sendfile

Este guia se aprofundará no processo de como habilitar a Diretiva Nginx Sendfile, detalhando...

Como Criar WebApps no Linux usando o Firefox

Neste tutorial irei demonstrar como instalar WebApps no Linux usando o Firefox e de...

O que é Linux? e como funciona o Linux?

Neste artigo, exploramos o que é Linux e alguns dos atributos e componentes associados...

- Uma palavra do nosso patrocinador -

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
0
Would love your thoughts, please comment.x