back to top

Análise do Linux Mint 22: atualização sutil e impactante

Após cada lançamento do Ubuntu LTS, começa a espera por atualizações para alguns dos melhores derivados, incluindo o Linux Mint.

Desta vez, chegou o Linux Mint 22, baseado no Ubuntu 24.04 LTS.

Mas, você deve atualizar imediatamente? Quais são as melhorias que você pode esperar?

Fiz um test drive na distribuição para fornecer alguns detalhes para ajudá-lo a decidir.

Linux Mint 22: O que há de novo?

Embora você possa dar uma olhada nas notícias de lançamento para obter todas as informações, apresento aqui um resumo das principais mudanças:

  • Servidor de som mudado para Pipewire
  • Kernel Linux 6.8
  • Base Ubuntu 24.04
  • Flatpaks não verificados desativados por padrão
  • Aplicativo web pré-instalado para Matrix
  • Novo editor de layout no Cinnamon 6.2
  • Outras atualizações do ambiente de desktop

Como sempre, o Linux Mint não passa por uma grande reforma visual. Assim, você terá uma experiência familiar com refinamentos.

Vamos dar uma olhada em algumas mudanças.

Atualizações de experiência do usuário e ambiente de desktop

Com o Linux Mint 21.3, obtivemos muitas atualizações de UX significativas com ícones de pastas, cores e temas.

No entanto, o Linux Mint 22 se concentra em mantê-los intactos e em melhorar as ferramentas disponíveis para complementar a experiência do usuário.

Por exemplo, a atualização para o Cinnamon 6.2 chega com um novo editor de layout de menu de ações Nemo.

Para acessá-lo, você pode acessar o aplicativo Actions e navegar até o menu “Layout”, onde você pode encontrar as opções para adicionar/remover ou alternar no menu de contexto do botão direito.

Existem melhorias de UX mais úteis, como:

  • Capacidade de procurar aplicativos ao adicionar um novo aplicativo de inicialização.
  • Feche uma área de trabalho usando o botão do meio do mouse.
  • Opções de atraso de bloqueio de tela de 5 a 10 segundos.

Gerente de software se concentra em melhor segurança

O gerenciador de software no Linux Mint oferece uma experiência sólida a cada atualização.

Com o Linux Mint 22, há melhorias de desempenho, que incluem suporte multi-threading. E, pela primeira vez, você obtém uma apresentação de slides em banner no gerenciador de software apresentando alguns aplicativos Linux populares, conforme mostrado acima.

Para melhorias de segurança, a equipe do Linux Mint decidiu desativar a exibição de aplicativos Flatpak não verificados por padrão. Você pode alterar isso na nova tela de preferências ativando “ Mostrar Flatpaks não verificados ”.

E a opção explica o aviso de segurança por trás dela, que é uma boa prática de segurança para evitar que qualquer malware afete os usuários do Linux. Isso também deve encorajar os mantenedores do Flatpak a verificar suas listagens sempre que possível.

Claro, a menos que você confie/conheça o mantenedor não oficial de um Flatpak e tenha feito sua pesquisa, você pode optar por instalá-lo. Assim, o usuário tem a capacidade de fazer essa escolha.

Embora esta seja uma abordagem prática de segurança, talvez você não encontre todos os tipos de aplicativos disponíveis na loja Flathub.

Se você ativar o Flatpak não verificado, um ícone de escudo vermelho aparecerá nas listagens, avisando.

Novos aplicativos

Com o Linux Mint 22, vemos um cliente Matrix “Element” pré-instalado como um aplicativo da web Firefox, que conecta você à comunidade Linux Mint para obter suporte ou discutir. Você pode encontrá-lo listado como o aplicativo “Matrix“.

Claro, você pode utilizar o mesmo para adicionar outros canais Matrix e conectar-se com qualquer outra pessoa usando a rede Matrix descentralizada.

Além disso, há um novo XApp, ou seja, GNOME Online Accounts GTK . Ele foi feito para ser um substituto depois que o GNOME 46 mudou seu back-end de funcionalidade de conta online para GTK 4 e parou de funcionar com Cinnamon, Budgie, Unity usando GTK 3.

Agora, com o XApp da conta on-line GTK autônoma, ele também chegou aos ambientes de desktop Xfce e MATE, o que pode ser uma adição útil.

Atualização do Kernel Linux

Linux Mint 22 apresenta kernel Linux 6.8 . Você pode esperar suporte para gráficos AMD mais recentes e hardware gráfico Intel Xe com esta versão.

Uso de recursos do sistema

O desktop Linux Mint com Cinnamon facilita os recursos do sistema, como de costume. Você pode escolher a edição Xfce se quiser uma experiência leve.

Porém, deve funcionar perfeitamente em todos os tipos de sistemas modernos com pelo menos 4 GB de RAM. Esta é a aparência de um novo uso de recursos de instalação do Linux mint:

Refinamentos significativos e outras mudanças

O Linux Mint é conhecido por manter o que os usuários sempre gostaram, mesmo que a base do Ubuntu tenha decidido mudar as coisas.

Por exemplo, o Thunderbird vem como um pacote Snap em vez de .deb, assim como o Mozilla Firefox. No entanto, o Linux Mint continuará oferecendo um pacote .deb para Thunderbird pronto para uso, que será mantido no futuro.

Existem alguns refinamentos finos, incluindo:

  • Excluir um instantâneo na ferramenta de backup Timeshift exibe uma caixa de diálogo de confirmação adicional.
  • O aplicativo Sticky Note pode ser invocado na linha de comando
  • O miniaplicativo de bandeja xfce4-xapp-status-plugin apresenta tamanhos de ícones configuráveis ​​para ícones coloridos e simbólicos.
  • Servidor de som mudado para Pipewire.

Linux Mint 22 faz o que faz de melhor

Linux Mint é uma alternativa sólida ao Ubuntu, com atualizações de segurança suportadas até 2029.

Se você não gosta de algumas escolhas que o Ubuntu faz ou se prefere Linux Mint XApps rodando em qualquer ambiente de desktop que forneça uma experiência consistente, você vai querer experimentar o Linux Mint em vez de outras distribuições baseadas no Ubuntu.

Não quer ser óbvio, mas o Linux Mint complementa seu nome como uma oferta refrescante no mundo das distribuições Linux . Ele não deixa de fornecer recursos úteis ao tentar adicionar componentes modernos à experiência de desktop .

Você pode seguir nosso tutorial sobre atualização para Linux Mint 22 para começar ou apenas realizar uma nova instalação (se você já tiver um backup de seus dados): 📋 A atualização pode não estar disponível quando publiquei este artigo. Demora alguns dias para funcionar. As etapas devem ser as mesmas da última atualização.

💬 Você já experimentou o Linux Mint 22? O que você acha da atualização? Deixe-me saber nos comentários abaixo.

Eleve sua experiência no KDE Plasma com estes 15 widgets essenciais

KDE Plasma é um ambiente de desktop fantástico. É popular por seu conjunto de...

Como atualizar para Linux Mint 22 [Tutorial passo a passo]

É fácil atualizar para o Linux Mint 22. Veja como você pode fazer isso.

5 ISOs para instalar Arch sem complicações.

Neste artigo iremos lhe apresenta 5 projetos que encontramos em meio as nossas pesquisas...

- Uma palavra do nosso patrocinador -

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios