back to top

Como Criar WebApps no Linux usando o Firefox

Neste tutorial irei demonstrar como instalar WebApps no Linux usando o Firefox e de forma simples e descomplicada.

Se você é um usuário de BigLinux, NitruxOS ou Linux Mint passe esse tutorial pois você já possui ferramenta para criar.

O que são WebApps(PWA’s}?

Progressive Web Apps (PWAs) são aplicativos da web que usam APIs e recursos da web junto com uma estratégia de aprimoramento progressivo para trazer uma experiência de usuário semelhante a um aplicativo nativo para aplicativos da web de plataforma cruzada. Embora o Firefox suporte muitas APIs de aplicativos Web progressivos, ele não oferece suporte à funcionalidade para instalá-los como um aplicativo de sistema independente com uma experiência semelhante a um aplicativo. Essa funcionalidade também é conhecida como Navegador Específico do Site (SSB).

Porém existe um projeto chamado Progressive Web Apps For Firefox que cria um tempo de execução do Firefox modificado e personalizado para permitir que sites sejam instalados como aplicativos independentes e fornece uma ferramenta de console e uma extensão de navegador para instalá-los, gerenciá-los e usá-los.

O que é Progressive Web Apps For Firefox?

Progressive Web Apps For Firefox é uma extensão e linha de comando do sistema que simplifica a instalação de aplicativos web progressivo no sistema a partir do Firefox. Esta extensão está disponível na loja de addons do Firefox e é facilmente encontrada pesquisando por WebApps a partir do gestor de addons do próprio Firefox.

Usando Progressive Web Apps For Firefox no Linux

Apesar de está disponível para Windows, MacOs e BSD; esse tutorial não pretende focar nesses sistemas.

Progressive Web Apps For Firefox está disponível para instalação nas distros base Debian (pacotes .deb), base Rhel (pacotes .RPM), base Arch (pacotes AUR fonte e binários), base Gentoo (GURU ebuild), NixOS Linux (pacote nixpkgs) e outras distros (somente instalação de origem).

Siga o passo a passo abaixo para instalar e usar na distro de sua preferência:

Instalando Repositórios

Para instalação de repositórios você deve baixar arquivos e instalar diretamente na sua distro ou usar linha de comandos se for o caso.

Distros com base Debian ou Rhel (.Deb e .RPM)

Os pacotes DEB e RPM estão hospedados no repositório packagecloud.io. Você pode habilitar este repositório e instalar pacotes a partir dele se preferir gerenciar atualizações do PWAsForFirefox usando o gerenciador de pacotes do sistema.

Distros com Base Arch (AUR)

Para instalar PWAsForFirefox em distros base Arch existe duas formas; a primeira é baixando o pacote fonte e instalando via linha de comando sudo pacman -S ./Downloads/firefox-pwa.

Nota: Tentar instalar o pacote fonte direto do repositório AUR gera erro na instalação e não prossegue.

A segunda forma de instalar PWAsForFirefox em distros base Arch(exceto Manjaro) é pelo pacote pré pronto e diretamente no seu terminal usando o comando: sudo pacman -S firefox-pwa-bin ou yay -S firefox-pwa-bin.

Instalação no Manjaro

Para instala o pacote pré pronto no Manjaro primeiro você precisa ativar o suporte a pacotes AUR no adicionar/remover programas(Pamac GUI) ou ativando o AUR via comando e disponibilizando yay no Manjaro. Após você deve digitar no terminal o comando: sudo pamac install firefox-pwa-bin, ao começar a instação insira sua senha de administrador e quando perguntado sobre editar a compilação apenas digite s e siga com a instalação.

Distros Base Gentoo GURU e NixOS

Para instalação em distros com base no Gentoo e NixOS vá para o site e siga as instruções de instalação.

Criando WebApps

Após instalação clique na imagem da extensão no Firefox, caso não tenha feito a instalação da linha de comando em sua distro irá aparecer a tela abaixo logo após concordar com os termos de uso:

Caso a instalação fora feita antes da primeira execução da extensão; aguarde uns 30 minutos para que a extensão reconheça a instalação da linha de comando ou reinicie o Firefox.

Ao executar a extensão deve aparecerá a tela de configuração do seu WebApp, clique em install current site e a extensão inicia a captura do site.

Após a extensão capturar o site você pode atribuir o nome que deseja no aplicativo e também o ícone tal como descrição e tags relacionadas além da categoria pertencente na sua distro.

Para editar o ícone você precisa da URL do mesmo previamente copiada, o próprio desenvolvedor sugere alguns links para gerar o link mas eu particularmente prefiro o site icon8 pois consigo encontrar ícones de acordo com os ícones do tema que estou usando no meu desktop. Infelizmente no icons8 não é possível copiar o link do SVG restando apenas a opção copiar link png, mas se optar por usar SVG do icons8; edite o ícone para o tamanho PWA, envio para um servidor de imagem que suporte SVG ou para um drive web deixando a imagem como público para que o webapp possa acessar a imagem.

Feito isso basta clicar em Install Web App e aguardar a conclusão. Após só pesquisar no menu de sua distro.

Nota: não é possível tirar print da tela de configuração do webapp pois o mesmo fecha ao usar qualquer tecla do teclado ou se deixar de interagir com a mesmo. Fico devendo essa.

Editando WebApps

Para editar o web app basta clicar na extensão, selecionar o webapp e editar conforme sua necessidade. Você também pode editar onde os webapps serão instalados clicando na extensão e em seguida profiles e edite o perfil existente ou crie um novo.

Considerações finais

O PWA For Firefox é bem diferente de outros apps Linux para criação de WebApps. Antes desse tutorial tentei outros inclusive o NativeFier sem sucesso pois dependem do Chrome e mesmo mudando para que parece usar o Firefox os WebApps não funcionam corretamente fazendo com que os sites bloqueiem a execução. No PWAForFirefox não tive os mesmos erros e o WebApp executou como nos apps do Mint e do BigLinux. Se você não estiver afim de usar a extensão do Firefox sempre que quiser criar um WebApp novo basta acessar o site da FAQ e seguir os passos para criar webapps pelo terminal.

Para instalação em outros distros que não mencionei acima basta procurar no mesmo link acima da FAQ.

Espero que tenha ajudo com mais esse tutorial e deixe seu comentário dizendo se conseguiu instalar e rodar perfeitamente seus webapps.

Leia Também

Os 10 melhores softwares de servidor de mídia Linux

Disseram a você que o Linux é só para programadores? Isso é muito errado!...

Zorin OS 17.1 lançado com suporte aprimorado a aplicativos do Windows, edição educacional

A equipe do Zorin OS lançou na última semana o Zorin OS 17.1 como...

Como criar uma página de erro 404 personalizada no NGINX

Cada vez que o NGINX encontra um erro ao tentar processar a solicitação de...

- Uma palavra do nosso patrocinador -

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios