back to top

Qual é a diferença entre 2.4 GHz e 5 GHz?

Todos nós já estivemos lá. Você vai se conectar ao wifi na casa ou apartamento de outra pessoa, mas existem várias redes com o que parece ser o mesmo nome. A diferença é um sufixo diferente no final – geralmente 2,4 GHz e 5 GHz.

Provavelmente, você nunca pensou duas vezes sobre isso, pois normalmente clica em um e obtém uma conexão com a Internet de qualquer maneira. Você não sabia que, dependendo da situação, esses diferentes sufixos podem afetar a qualidade da sua conexão à Internet.

Continue lendo para descobrir o porquê.

Afinal, o que é uma banda de frequência?

A melhor explicação para um leigo sobre o que são as diferentes bandas de frequência é pensar em termos do rádio diário que você liga quando liga o carro. Cada estação de rádio diferente é medida em Megahertz. (por exemplo, 91,7 MHz para Costa Verde FM vs 100,5 MHz para a FM O DiA.)

As bandas de frequência Wi-Fi são mais altas do que as do rádio FM, por isso são medidas em Giga e não em Megahertz. A fórmula é bastante simples quando comparamos o básico de 2,4 GHz e 5 GHz. Em essência, 2,4 GHz proporcionará velocidade mais baixa, mas será capaz de percorrer distâncias maiores, versus 5 GHz, que tem velocidades mais altas, mas só é eficaz em distâncias mais curtas.

O que significam os sufixos?

2,4 GHz e 5 GHz referem-se a duas bandas diferentes de frequências de rádio usadas pelo seu roteador para conectar-se aos dispositivos em sua casa ou escritório. Às vezes, pode até haver uma terceira opção, que provavelmente será de 6 GHz.

GHz refere-se a gigahertz e é uma unidade de frequência igual a um bilhão de hertz. É comumente usado para medir a velocidade de processamento do computador, corrente alternada e frequências eletromagnéticas.

A razão pela qual os fabricantes de roteadores se dão ao trabalho de oferecer aos usuários diferentes opções de GHz sobre como se conectar é porque cada banda é útil para finalidades diferentes.

Como os roteadores diferem quando se trata de 2,4 GHz e 5 GHz?

Basicamente, alguns estão configurados para anunciar dois nomes de redes Wi-Fi separados. Nesse caso, você realmente precisa escolher especificamente o de 5 GHz no seu dispositivo para obter velocidades acima de 80 Mbps, que geralmente é a limitação de uma frequência de 2,4 GHz. Se você estiver enfrentando velocidades lentas (abaixo de 80 Mbps), a solução pode ser simplesmente conectar seu dispositivo ao sinal de 5 GHz.

Alguns roteadores são configurados para anunciar apenas um nome de rede Wi-Fi e, nesse caso, seu dispositivo fará a escolha automaticamente para você. Geralmente, essa é uma opção muito melhor, pois envolve menos reflexão e manipulação. Além disso, para ser honesto, é provável que seu dispositivo inteligente tome uma decisão melhor do que você!

Qual é a diferença nos termos mais simples?

A banda de 2,4 GHz suporta velocidades mais baixas, mas pode atingir mais de 5 GHz. Também pode ser uma banda ocupada, pois é utilizada por dispositivos como micro-ondas e telefones sem fio. Dispositivos móveis que usam Bluetooth também operam nesta banda. A banda de 5 GHz é o oposto. E antes que você pergunte, também não tem nada a ver com a terminologia 5G que você ouve nas redes de telefonia móvel. Conforme explicado acima, 5 GHz refere-se simplesmente a uma banda que transmite a 5 GHz.

Por ser mais rápido que 2,4 GHz, é ótimo para atividades com muitos dados, como streaming de vídeos ou jogos, mas funciona melhor em distâncias mais curtas. Portanto, a menos que você tenha uma casa grande com um layout complicado e precise de uma frequência de 2,4 GHz à medida que ela chega mais longe, uma frequência de 5 GHz é uma boa opção, desde que o roteador que você possui a ofereça.

E quanto a 6 GHz?

A banda de 6 GHz se enquadra na categoria “observe este espaço”. Foi aprovado para uso no Brasil em março de 2021 e já existem produtos disponíveis no mercado que o utilizam. Procure roteadores wi-fi e sistemas mesh que suportem Wi-Fi 6E (o E de “estendido”, que inclui a nova banda de 6 GHz). Certamente haverá ainda mais aproveitamento da banda de 6 GHz em um futuro próximo, à medida que ela se tornar mais amplamente disponível.

Lembre-se de que uma boa conexão geralmente é uma questão de garantir que a configuração do seu Wi-Fi esteja correta para obter o melhor desempenho do seu serviço de banda larga.

Leia Também

Como ativar a diretiva Nginx Sendfile

Este guia se aprofundará no processo de como habilitar a Diretiva Nginx Sendfile, detalhando...

Como instalar o Joplin no Debian 12, 11 ou 10

Este guia demonstrará como instalar o Joplin nas versões 12, 11 e 10 do...

Lançamento fixo vs. contínuo vs. semi contínuo no Linux (explicado)

No domínio do Linux, as atualizações de software são normalmente entregues aos usuários por...

- Uma palavra do nosso patrocinador -

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
0
Would love your thoughts, please comment.x