Resumo: Este artigo fornece um detalhamento da estrutura de diretórios/sistema de arquivos do Linux, alguns dos arquivos críticos, sua usabilidade e sua localização.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar que tudo é considerado um arquivo no UNIX e em derivados do UNIX, como o Linux. Se não for um arquivo, deverá ser um processo em execução.
Existem três grandes categorias de arquivos no Linux.
- Arquivos Gerais – São arquivos comuns compostos de dados binários ou ASCII. Estes são arquivos regulares, como documentos, imagens, arquivos de áudio e vídeo, etc.
- Arquivos de diretório – No Linux, os diretórios também são categorizados como arquivos, pois também servem como espaço de armazenamento para outros arquivos e pastas.
- Arquivos de dispositivos – São arquivos especiais que fornecem uma interface para drivers de dispositivos que permitem a usabilidade de dispositivos de hardware no sistema, como mouses, teclados, dispositivos USB, discos rígidos, etc. Eles são encontrados no diretório /dev .
Diagrama de estrutura de diretórios do Linux
Uma distribuição Linux padrão segue a estrutura de diretórios fornecida abaixo com diagrama e explicação.
Cada um dos diretórios acima (que é um arquivo, em primeiro lugar) contém informações importantes, necessárias para inicializar drivers de dispositivos, arquivos de configuração, etc. Descrevendo brevemente a finalidade de cada diretório, estamos iniciando hierarquicamente.
Diretório /
O diretório raiz, indicado por uma única barra (/)
, é o diretório mais alto na estrutura de diretórios do Linux. Ele contém todos os diretórios, subdiretórios e arquivos do seu sistema Linux. É no diretório raiz onde a hierarquia de diretórios do Linux começa.
NOTA : O diretório raiz (/)
não deve ser confundido com o diretório inicial raiz (/root)
.
Diretório /boot
Este é um dos diretórios mais vitais em um sistema Linux. Como o nome indica, o diretório de inicialização contém arquivos de inicialização do Linux, como o bootloader, o kernel e seus arquivos associados. Arquivos como ‘vmlinuz‘ representam a imagem compactada do kernel Linux.
Diretório /etc
O diretório /etc contém arquivos de configuração do sistema para todos os serviços, scripts e aplicativos de terceiros instalados. Este diretório é considerado o centro nevrálgico do sistema Linux.
Diretório /home
O diretório /home é um diretório que contém pastas e arquivos pessoais de um usuário. Em um sistema gráfico Linux, o diretório inicial, por padrão, contém pastas como Desktop, Documentos, Downloads, Imagens, Vídeos e Público.
Além disso, o diretório /home contém arquivos de configuração pessoais prefixados com um ponto (.)
. Esses são arquivos ocultos que contêm configurações específicas do usuário para a sessão do shell de login.
Diretório /root
O diretório /root é o diretório inicial do usuário root, que também é conhecido como o diretório inicial do usuário root (e não como o (/)
diretório raiz).
A conta root, também conhecida como super usuário, usuário administrativo, administrador do sistema ou apenas usuário root, tem todo o acesso aos comandos e arquivos do sistema no Linux.
Diretório /opt
O diretório /opt é um diretório reservado para pacotes complementares e aplicativos de software de terceiros que não estão incluídos por padrão nos repositórios oficiais do sistema.
Por exemplo, quando você instala aplicativos como Skype , Discord , Spotify e Java , para citar alguns, eles são armazenados no diretório /opt .
Diretório /dev
O diretório /dev contém arquivos de dispositivos ou arquivos especiais para dispositivos conectados ao sistema, como disco rígido, teclado e mouse. Conforme mencionado, eles não são regulares nos quais um usuário possa ler e escrever.
Estas são abstrações de dispositivos padrão com os quais os aplicativos em seu sistema interagem por meio de chamadas de sistema de entrada e saída.
Diretório /var
O diretório /var armazena arquivos variáveis gerados pelo sistema, que incluem arquivos de log, caches e arquivos de spool, apenas para mencionar alguns.
Diretório /bin
O diretório /bin contém binários de usuário, programas executáveis e comandos comuns do sistema que são usados por todos os usuários no sistema. Estes incluem ls, pwd, cat, mkdir, cd, mv, cp, du, df, tar, rpm, wc, history, etc.
Diretório /sbin
O diretório /sbin contém arquivos executáveis, utilitários e comandos do sistema que são reservados para o usuário root ou um usuário com privilégios root. Esses comandos incluem halt, reboot, mkfs, fsck, fdisk, halt, iptables, ifconfig, ip, swapon, etc.
Diretório /usr
O diretório /usr é classificado como um dos diretórios mais importantes devido à enorme quantidade de dados que contém. O diretório contém arquivos somente leitura para todo o sistema. Isso inclui bibliotecas, binários de usuário e sua documentação, programas e utilitários de sistema.
Diretório /proc
O diretório /proc é um diretório um tanto estranho. É um sistema de arquivos virtual ou pseudo que contém informações vitais sobre os processos em execução. É considerado o centro de controle e informações do kernel Linux.
O sistema de arquivos é criado dinamicamente na inicialização do sistema e é destruído quando o sistema é desligado.
Diretório /mnt
O diretório /mnt junto com seus subdiretórios é um diretório destinado a ser usado como ponto de montagem temporário para montar dispositivos de armazenamento , como unidades de disco rígido, unidades USB e CDROMs.
Diretório /sys
O /sys é um sistema de arquivos virtual que contém um conjunto de arquivos virtuais que fornecem uma interface para o kernel do Linux.
Diretório /media
O diretório /media é um diretório onde o sistema monta mídias removíveis, como unidades USB.
No meu caso esse diretório naão existe pois o Manjaro monta as mídias removíveis em /mnt.
Diretório /run
O diretório /run é um sistema de arquivos temporário que contém dados de tempo de execução voláteis que mostram o que o sistema tem desde que foi inicializado. Os arquivos no diretório /run devem ser excluídos (removidos ou truncados conforme conveniente) no início do processo de inicialização.
Diretório /tmp
O diretório /tmp é um diretório que armazena arquivos temporários e muitos programas usam esse diretório para criar arquivos de bloqueio e manter o armazenamento temporário de dados.
Não exclua arquivos do diretório/tmp a menos que você saiba exatamente o que está fazendo! Muitos desses arquivos são essenciais para os programas em execução e removê-los pode causar uma falha no sistema.
Diretório /lib
O diretório /lib armazena todas as bibliotecas padrão essenciais exigidas pelos binários do usuário no diretório /bin .
Diretório /lost+found
O diretório /lost+found é instalado durante a instalação do Linux, útil para recuperar arquivos que podem estar corrompidos devido ao desligamento inesperado.
Diretório /srv
O diretório /srv é o diretório de serviço e é abreviado como ‘ srv ‘. Este diretório contém arquivos específicos do servidor e relacionados ao serviço.
Explorando arquivos importantes, sua localização e usabilidade
Linux é um sistema complexo que requer uma forma mais complexa e eficiente de iniciar , parar , manter e reinicializar um sistema, diferentemente do Windows . Existe um arquivo de configuração bem definido , binários , páginas de manual , arquivos de informações , etc. para cada processo no Linux .
Além dos diretórios principais, aqui está uma lista de alguns dos arquivos e diretórios importantes e seus usos.
- /boot/vmlinuz : O arquivo do kernel do Linux .
- /dev/hda : Arquivo de dispositivo para o primeiro HDD IDE ( unidade de disco rígido ).
- /dev/hdc : Arquivo de dispositivo para o IDE Cdrom, normalmente.
- /dev/sda : arquivo de dispositivo para a primeira unidade SATA (unidade de disco rígido).
- /dev/null : Um pseudo-dispositivo que não existe. Às vezes, a saída de lixo é redirecionada para /dev/null, para que seja perdida para sempre.
- /etc/bashrc : Este arquivo contém padrões, funções e aliases para todo o sistema, entre outros arquivos que são usados por todos os usuários do sistema.
- /etc/crontab : Este é um arquivo de todo o sistema formatado exclusivamente para agendar ou automatizar tarefas do sistema em um sistema Linux.
- /etc/exports : um arquivo que determina quais sistemas de arquivos são exportados para hosts remotos e especifica opções.
- /etc/fstab : Este é um arquivo especial que contém informações sobre todos os pontos de montagem disponíveis e opções de ponto de montagem. Cada linha neste arquivo fornece seis opções, cada uma delas denotando informações sobre um ponto de montagem ou sistema de arquivos.
- /etc/hosts : Este é um arquivo de configuração que mapeia nomes de host do sistema para seus endereços IP correspondentes.
- /etc/hosts.allow : O arquivo especifica quais hosts têm permissão para se conectar ao sistema local.
- /etc/host.deny : O arquivo especifica quais hosts têm acesso e serviços negados na máquina local.
- /etc/issue : Contém uma mensagem de pré-login.
- /etc/modules : Este arquivo contém os nomes dos módulos do kernel que devem ser carregados no momento da inicialização, um por linha.
- /etc/motd : motd significa mensagem do dia , a mensagem que os usuários recebem ao fazer login.
- /etc/mtab : Um arquivo somente leitura que contém uma lista de sistemas de arquivos atualmente montados.
- /etc/passwd : um arquivo que contém informações do usuário do sistema, como nome de usuário, UID, GID e shell de login, entre outros
- /etc/printcap : Contém informações da impressora geradas pelo arquivo /etc/cups/printers.conf.
- /etc/profile : Contém o ambiente de todo o sistema Linux e outros scripts de inicialização.
- /etc/profile.d : script do aplicativo, executado após o login .
- /etc/rc.d : Informações sobre o script específico do nível de execução .
- /etc/rc.d/init.d : Execute o script de inicialização de nível .
- /etc/resolv.conf : Este é um arquivo resolvedor de DNS. Especifica como o sistema aproveita o DNS para resolver nomes de host.
- /etc/security : Contém arquivos de configuração para vários módulos PAM.
- /etc/skel : Este é um diretório que contém um conjunto de arquivos de configuração do usuário que são copiados para o diretório inicial do usuário quando um usuário é criado.
- /etc/X11 : Este é um diretório que contém arquivos de configuração para o sistema X-window.
- /usr/bin : Comandos executáveis normais do usuário .
- /usr/bin/X11 : Este diretório contém diretórios e binários infinitamente aninhados para o sistema X Windows.
- /usr/include : O diretório contém arquivos de cabeçalho para compiladores C. Isso inclui stdio.h, stdlib.h e string.h, entre outros.
- /usr/share : diretórios compartilhados de arquivos man , arquivos info , etc.
- /usr/lib : Este diretório consiste em arquivos e diretórios de objetos
- /usr/sbin : O diretório contém binários com privilégios de superusuário ou para administração do sistema.
- /proc/cpuinfo : O arquivo contém informações do sistema, incluindo modelo de CPU, nome do modelo, número de núcleos e velocidade do clock, para mencionar alguns arquivos.
- /proc/interrupts : informações sobre as interrupções atuais utilizadas atualmente.
- /proc/ioports : O arquivo contém todos os endereços de entrada/saída usados pelos dispositivos no servidor.
- /proc/meminfo : um arquivo que armazena informações de uso de memória, incluindo informações de troca.
- /proc/modules : Um arquivo que lista todos os módulos que estão sendo usados pelo kernel
- /proc/mount : O arquivo contém informações detalhadas do sistema de arquivos montado.
- /proc/stat : O arquivo contém informações detalhadas sobre o sistema e a atividade do kernel.
- /proc/swaps : O arquivo contém informações sobre o arquivo de troca.
- /proc/version : o arquivo contém informações sobre a versão do Linux.
- /var/log/lastlog : um arquivo binário que contém informações sobre os últimos logins de usuários bem-sucedidos.
- /var/log/messages : O arquivo contém um log de mensagens produzidas pelo daemon syslog na inicialização.
- /var/log/syslog : um arquivo que contém logs de sistema não críticos.
- /var/log/wtmp : Um arquivo que lista o tempo de login e a duração de cada usuário no sistema atualmente.
É tudo por agora. Mantenha-se conectado à GuideTux para qualquer notícia e postagem relacionada ao mundo Linux e Foss. Mantenha-se saudável e não se esqueça de fazer comentários valiosos na seção de comentários.