Analisamos o último lançamento principal do Manjaro 24 “Wynsdey”, que traz o Plasma 6 mais recente e mais atualizações.
Já faz um tempo desde que revisei o Manjaro Linux. A versão mais recente do Manjaro 24, codinome “Wynsdey”, traz algumas atualizações significativas em toda a base principal do Arch Linux, ofertas de ambiente de desktop. Este é o primeiro lançamento do Manjaro, que traz a versão mais recente do KDE Plasma 6 com um visual deslumbrante.
Portanto, sou obrigado a revisar esta iteração deste derivado do Arch Linux fácil de usar.
Revisão do Manjaro 24
ISO e instalação
Manjaro 24 vem com seus três ambientes de desktop padrão habituais – GNOME, Xfce e KDE Plasma. Todos eles têm pouco mais de ~3 GB em tamanho ISO. Cada sabor oferece 4 versões diferentes de kernel.
- Edição completa com Kernel 6.9.9
- Mínimo com Kernel 6.9
- Mínimo com Kernel 6.6
- Mínimo com Kernel 6.1
Esta é uma oferta perfeita se você deseja um sistema de instalação mínima com KDE Plasma, Xfce ou GNOME com Manjaro com versões anteriores de kernel estáveis. O tamanho ISO das edições mínimas é inferior a 3 GB.
Manjaro usa o instalador Calamares padrão para facilitar a instalação do Arch Linux. Porém, o Arch Linux já possui o belo script archinstall que é super fácil.
Dito isto, a instalação correu bem na minha máquina de teste, sem muitos problemas. Para o teste, escolhi a edição KDE Plasma, pois é a principal atualização desta versão.
Novos recursos do Manjaro 24
A edição KDE Plasma nesta versão vem com Plasma 6.0 e KDE Gear 24.02, que traz novas melhorias interessantes para a área de trabalho. A pilha de tecnologia do Plasma passou por grandes atualizações, incluindo uma transição para a versão mais recente da estrutura do aplicativo, Qt, e uma plataforma gráfica aprimorada quando o Wayland é usado. Essas mudanças beneficiam a segurança, a eficiência e o desempenho do Plasma e melhoram o suporte para hardware moderno. Você pode aprender os recursos do KDE Plasma 6 neste artigo.
A edição Plasma parece impressionante com um tema padrão recém-integrado “Breath” específico para o tom verde de Manjaro. Isso substitui o tema padrão Breeze.
Paralelamente, duas variantes do novo papel de parede padrão “Foreland” complementam a aparência deste lançamento.
A edição XFCE inclui o Xfce 4.18 , que apresenta um novo recurso de destaque de arquivos no gerenciador de arquivos Thunar, novas preferências de painel e agrupamento aprimorado de módulos do sistema no Control Center.
A edição Manjaro 24 GNOME traz a versão GNOME 46. Esta versão introduziu um recurso de pesquisa global em seu gerenciador de arquivos, que permite aos usuários pesquisar rapidamente arquivos e documentos sem precisar saber sua localização exata. Esse novo recurso também permite que os usuários pesquisem o conteúdo dos arquivos, filtrem por tipo de arquivo e data de modificação e pesquisem vários locais simultaneamente.
A experiência de área de trabalho remota no GNOME 46 foi significativamente aprimorada com a adição de uma nova opção de login remoto dedicada. Isso permite que você se conecte remotamente a um sistema GNOME que ainda não esteja em uso e configure a exibição do sistema remotamente, resultando em uma melhor experiência para o usuário remoto.
O aplicativo Configurações no GNOME 46 foi reorganizado para facilitar a navegação. Uma nova seção Sistema foi criada, que contém preferências para Região e Idioma, Data e Hora, Usuários, Área de Trabalho Remota, Secure Shell e Sobre. As configurações de aplicativos também foram consolidadas e agora incluem as configurações de aplicativos padrão e mídia removível.
Principais aplicativos em Manjaro 24
Manjaro Linux apresenta alguns aplicativos importantes para facilitar sua jornada no Arch Linux.
O instalador do pacote Arch Linux Pamac foi portado para libalpm 6.1, o que melhora o download de scripts de construção do Arch User Repository e dos repositórios binários Manjaro. Além disso, você obtém o mais recente Firefox, LibreOffice, gerenciador de configurações Manjaro e Timeshift para gerenciamento de backup.
A edição padrão usa Kernel 6.9, com 6.6 LTS e 6.1 LTS disponíveis para hardware mais antigo.
Desempenho
O desempenho do Manjaro 24 é esperado. A edição KDE Plasma usa aproximadamente 900 MB de RAM em modo inativo, com a maior parte dos recursos consumidos por pacotes específicos do KDE. Esta edição usa aproximadamente 8 GB de espaço em disco para a instalação padrão.
Se você usar a edição GNOME ou Xfce, o desempenho poderá ser um pouco menor na mesma faixa. E à medida que você abre mais aplicativos ou executa mais serviços, deve aumentar significativamente a partir dessa linha de base.
As edições mínimas têm quase o mesmo desempenho; no entanto, ele usa menos espaço em disco porque o LibreOffice e outros aplicativos não são instalados por padrão.
Empacotando
No geral, a equipe conseguiu lançar um bom lançamento com as principais versões para desktop. Durante meu teste e uso habitual, não encontrei nenhum bug grave ou lentidão. Embora exija uma máquina de nível i5 Gen 2 + para funcionar de maneira justa.
Para usuários do Arch Linux, esta pode ser uma alternativa viável para todas as distribuições fáceis de usar do Arch, como o Endeavor OS. Além disso, as múltiplas ofertas do Kernel são uma ótima maneira de aproveitar o Arch em hardware mais antigo.
Você pode baixar esta versão no site oficial.