O Projeto LXQt anunciou hoje em um post no X que o componente de desktop do LXQt (PCManFM-Qt) está agora 100% pronto para Wayland.
Algumas semanas atrás, os desenvolvedores do LXQt publicaram alguns detalhes sobre o estado de desenvolvimento do próximo grande lançamento, LXQt 2.0, afirmando que embora muitos aplicativos e componentes do LXQt já estejam funcionando perfeitamente no Wayland, eles planejam adicionar algumas peças que faltam para tornar o desktop leve 100% pronto para o ambiente Wayland.
Bem, graças aos desenvolvedores do layer-shell-qt
, um componente projetado para que os aplicativos possam usar facilmente clientes baseados no protocolo wlr-layer-shell, o gerenciador de arquivos e ícones da área de trabalho do LXQt PCManFM-Qt recebeu suporte para o protocolo de exibição Wayland, de acordo com este solicitação de pull .
O suporte total ao Wayland será um dos destaques do ambiente de desktop LXQt 2.0, que deverá ver a luz do dia no próximo mês. No entanto, os desenvolvedores ainda precisam resolver alguns problemas para obter suporte total do Wayland para LXQt. O progresso pode ser observado aqui.
Outra grande mudança no LXQt 2.0 será a porta para a mais recente estrutura de aplicativos de código aberto Qt 6, fornecendo aos usuários uma UI/UX mais moderna, bem como um aumento de desempenho em comparação com as versões atuais baseadas no Qt 5. O LXQt 2.0 também abandonará completamente o suporte ao Qt 5.
Esperamos ver o ambiente de desktop LXQt 2.0 por padrão no próximo sistema operacional Lubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat), previsto para o final de abril de 2024, mas você também deve ser capaz de instalá-lo em várias distros de lançamento contínuo, como Arch Linux ou openSUSE Erva daninha.
Lubuntu 24.04 LTS também contará com uma sessão opcional de Wayland.
Créditos da imagem: Projeto LXQt