back to top

Review Rápido da Distro Crystal Linux

Conheça o Crystal Linux, um Arch Linux Spin exclusivo com experiência padrão do GNOME.

Introdução

Muitas vezes penso que já temos distribuições Linux suficientes. A contagem está se aproximando dos milhares e a fragmentação está no auge. Isso não é bom para software de qualidade, especialmente no espaço de código aberto.

Sempre há uma distribuição disponível para cada caso de uso que você possa imaginar.

Mas o Arch Linux é um dos setores que ainda está emergindo – apenas por causa de seus métodos de instalação complexos e discutíveis . É por isso que a maioria das distribuições emergentes do Arch Linux (como Xero Linux, Hefftor Linux, Mabox, etc.) tentam inventar algo único na instalação e em outras áreas.

Crystal Linux é uma daquelas distros com uma abordagem diferente na instalação e ao mesmo tempo super fácil de usar.

Desktop Crystal Linux com GNOME 46

Crystal Linux: análise inicial

Antes de continuar lendo, você deve saber que é uma nova distro (com 2 anos) atualmente em desenvolvimento. Portanto, use-o com cautela.

À primeira vista, parecerá uma instalação padrão do GNOME, semelhante à estação de trabalho Fedora. Isso é verdade. Com a base do Arch Linux e o GNOME padrão – o desempenho é excelente. Embora eu tenha tentado em uma máquina virtual, sinto que a combinação GNOME e Arch tem um desempenho muito melhor do que a estação de trabalho Fedora na mesma configuração de máquina virtual.

Dito isso, nenhuma personalização tão diferente está disponível além daquelas que vêm com o GNOME. Honestamente, o GNOME não requer nenhuma personalização adicional para suas configurações padrão. Parece sensato, é bom o suficiente.

O que há de único no Crystal Linux?

Instalador jade para Arch

A oferta mais importante é o seu próprio instalador chamado “jade”. A equipe do Crystal Linux criou um instalador GTK4/libadwaita e baseado em Rust para oferecer uma experiência simplificada para instalação do Arch.

E parece fantástico (veja as imagens abaixo).

Nota: durante nossa instalação configuramos as partições como sempre fazemos em nossos teste como duas partições para boot; uma formatada em ext4 para o grub e outra em fat para o boot, porém a Crystal Linux só precisa de uma partição de boot em vfat com pelo menos 512mb

O instalador jade me lembra o aplicativo Tour do GNOME, mas aqui ele usa um princípio semelhante para instalação. Informações básicas como teclado, região e nomes/senhas são capturadas por meio de uma série de telas.

Então você pode escolher o ambiente de área de trabalho que deseja instalar. A versão padrão é GNOME; no entanto, você tem a opção de instalar todos os desktops e gerenciadores de janelas famosos.

Um recurso exclusivo deste novo instalador é que você tem opções para configurar pontos de restauração ipv6 e Timeshift.

O assistente de partição está atualmente em desenvolvimento com particionamento personalizado por meio deste aplicativo ou GParted como opções. Aqui está uma maquete do módulo de partição em desenvolvimento (do Twitter).

Finalmente, um resumo para você antes de instalar esta distro/Arch Linux. A instalação executa um script no back-end para instalação do Arch.

Onyx – experiência personalizada do GNOME

Durante a instalação o jade no oferece vários ambientes gráficos incluindo um da própria Crystal Linux chamado Onyx.

Segundo a equipe, “O Onyx costumava ser baseado no Budgie, mas recentemente mudamos um pouco a direção, agora será uma sessão personalizada do GNOME (coexistindo, mas separada do GNOME)”.

Ametista – Novo Auxiliar AUR

Precisamos realmente de outro ajudante do AUR? O ajudante Yay já é incrível.

De qualquer forma.

O Crystal Linux também possui um auxiliar AUR desenvolvido internamente e um pacman Wrapper chamado ametista. Como diz o desenvolvedor, você pode instalá-lo em qualquer distro baseada em Arch e o “mais rápido” ajudante AUR e wrapper pacman

Ametista vem com a opção de linha de comando “ame” que você pode usar com switches pacman padrão.

Sistema de arquivos Btrfs por padrão

Um dos melhores recursos desta distribuição é o sistema de arquivos btrfs padrão durante a instalação. Embora o trabalho atual esteja em andamento para o sistema de arquivos adicional, o btrfs como padrão tem suas próprias vantagens para backup e restauração.

Não me lembro de nenhum outro Arch-spin que tenha btrfs como padrão.

Aplicativos e Pacotes

Por ser uma distribuição padrão baseada no GNOME, nenhum aplicativo adicional é instalado. Portanto, você precisa gastar algum tempo configurando os aplicativos necessários, como LibreOffice, GIMP, reprodutores de mídia, etc.

Os aplicativos Firefox e GNOME nativos estão disponíveis na instalação padrão.

O Crystal Linux parece implantar os pacotes principais de seu próprio servidor, NÃO do repositório Arch. Consequentemente, alguns recursos podem chegar um pouco atrasados ​​​​para a atualização do desktop e tal.

Por padrão ambém o Crystal Linux já vem com Flatpak instalado. Então não é muito difícil fazer instalações Flathub/Fatpak

Desempenho

Arch Linux sempre funciona bem, na minha experiência. Todos os desktops populares como KDE, GNOME, Xfce – todos eles de alguma forma parecem mais rápidos do que no Ubuntu/Fedora.

Com isso dito, a versão atual do GNOME 46 no Crystal Linux é rápida. As animações e gestos da janela parecem suaves, mesmo em uma máquina virtual. Não há nenhum atraso.

O consumo de memória é extremamente baixo, com 530 MB em modo inativo. A maioria das CPUs em estado ocioso são consumidas pelos serviços gnome-shell e systemd.

A instalação padrão da área de trabalho GNOME ocupa apenas 3,8 GB de espaço em disco.

Empacotando

O instalador jade e o sistema de arquivos btrfs são dois grandes destaques do Crystal Linux. Como a maioria das distros baseadas em Arch segue o instalador Calamares, é bom ver um novo instalador neste espaço. E é muito fácil de usar.

A distro tem apenas alguns meses e tem um longo caminho pela frente. Acredito fortemente que haverá uma competição para a atualmente famosa distro Arch Manjaro. E os fãs podem experimentar o GNOME vanilla com Arch sem o incômodo de instalar o Arch com GNOME.

Você pode baixar o ISO atual do site oficial. Como mencionei anteriormente, use-o com cautela, pois está em desenvolvimento.

Então, o que você acha desta distro? Quais são seus recursos favoritos? Deixe-me saber na caixa de comentários.

Leia Também

15 melhores softwares de criação musical de código aberto para Linux em 2024

Se você é um produtor musical e usa Linux como seu sistema operacional principal,...

Como definir o caminho do ambiente Java no Ubuntu

Definir o caminho do ambiente Java no Ubuntu é crucial para desenvolvedores que buscam agilizar o desenvolvimento e o processo de execução de aplicativos Java

Como atualizar para Linux Mint 22 [Tutorial passo a passo]

É fácil atualizar para o Linux Mint 22. Veja como você pode fazer isso.

- Uma palavra do nosso patrocinador -

Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
0
Would love your thoughts, please comment.x